quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Avaliação em AVA

A avaliação nos ambientes virtuais deve ser contínua, funcionando desde a aprendizagem dos alunos e do curso em si de maneira que o mesmo se aprimore e se torne adequado ao perfil do discente inserido no ambiente.

O processo de avaliação dentro de uma ferramenta desse porte são aspectos como a eficiência e eficácia na aprendizagem, a participação nas áreas de compartilhamento do conhecimento, o entendimento das funcionalidades, bem como o seu uso efetivo e o relacionamento/atendimento entre docente e discente.

De acordo com Alonso (1996) e Lopes (2001) podemos considerar os níveis de avaliação em um ambiente virtual como:

Avaliação da Aprendizagem: Verifica-se o desempenho do aluno durante todo o processo, identificando dificuldades, apresentação das atividades propostas. Em geral, essa avaliação é feita pelo professor mediante o ambiente.

Avaliação da Tutoria: Refere-se à avaliação do corpo docente, onde o mesmo é avaliado pelos alunos baseado nas suas dificuldades ou em preenchimento de uma pesquisa dentro do próprio ambiente virtual.

Avaliação do Material Didático: Neste quesito todo o material disponibilizado pelo curso é avaliado. Considera também adaptações do material didático ao perfil dos alunos matriculados neste curso e/ou disciplina com o intuito de oferecer um melhor atendimento no acompanhamento do discente. Pode ser feita a partir de questionário online ou informações obtidas no decorrer do curso por parte dos alunos.

Avaliação da Modalidade: Refere-se à modalidade de educação a distância onde são fornecidas informações para aprimoramento contínuo da ferramenta, bem como a proposta pedagógica e aspectos de usabilidade do ambiente virtual

Avaliação do Curso: Este tipo de avaliação verifica se o principal objetivo de um curso ou disciplina apoiada por um ambiente virtual está sendo atingido. Indica se as práticas deste curso refletem no campo profissional

Mesmo diante destes níveis de avaliação alguns problemas ainda podem ser encontrados como a pessoa que fará o teste é realmente este indivíduo ou se o discente teve acesso a prova, além deste mesmo aluno utilizar somente as ferramentas permitidas para avaliação. Diante destes possíveis problemas, as instituições que se utilizam de ambientes virtuais realiza avaliações presenciais, sendo assim a maturidade e a conscientização do aluno ser fatores relevantes no processo de avaliação em AVA’s.


Nenhum comentário:

Postar um comentário